Amanteigados Low Carb




Enjoadíssima de ovos, presunto e queijo, resolvi caçar algo diferente que eu pudesse degustar no café da manhã ou da tarde. 
Já tinha feito estes amanteigados há bastante tempo atrás e não tive uma boa experiência com eles. Quando isso acontece comigo eu costumo repetir a receita, afim de obter algo cada vez mais comível hehhehehe. Porque vamos ser sinceros, não existe nada parecido com o trigo né? Infelizmente o trigo é algo quase insubstituível nas receitas, porém vamos tentando...
Vamos ao que interessa: eu acabei fazendo duas versões desta receita já que tinha PIS e farinha de amêndoas em casa. 

Nesta foto acima, os biscoitos foram feitos com a PIS. Vou explicar como fiz esta receita:
Ingredientes
1 xícara de chá de PIS
Adoçante à gosto (eu usei o Sukinha, todo o cuidado é pouco, se errar a mão vai ficar muito doce!)
1 colher de chá de essência de leite da Arcolor ( você pode usar a de baunilha que também fica muito parecido)
1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher de sopa de creme de leite Nestlê lata

Coloquei a PIS numa vasilha e adicionei os outros ingredientes. Fui amassando com a mão até obter uma massa bem lisa e fácil de moldar. Já tinha tentado fazer somente com manteiga e NÃO deu certo! A PIS embolotou inteira. Parece que fazendo com creme de leite e manteiga isso não ocorre. Também já tinha tentado apenas com creme de leite e a textura da massa  ficou boa.
Pode ser que você tenha que usar mais manteiga na massa. Vá adicionando e amassando para ver se vai precisar de mais. A PIS é muito fina e a massa absorve a manteiga com muita facilidade.
Como não tenho mini formas que possam ir ao forno, usei as forminhas de gelo de silicone para me ajudarem a dar um formato padrão, um molde.

 Fui retirando na hora e colocando numa forma de alumínio grande. Aproveitei para polvilhar com um adoçante em pó que não adoçasse muito, para dar aquela idéia de "açúcar" por cima ( eu amo!!).

Bem, uma vez feito isso, percebi que era melhor passar os biscoitos para um refratário de vidro, porque eles costumam queimar muito rápido e eu não tinha papel vegetal para forrar a forma de alumínio. Mas eu poderia fazer na forma de alumínio e ficar vigiando ao lado do forno.
Aconselho você a fazer com papel vegetal, pois eles queimam por baixo e agarram, a PIS é cheia de frescura!
O resultado da fornada, como vc já sabe, foi o da primeira foto lá em cima. Minha opinião sobre o sabor vou dar abaixo, após mostrar as duas receitas.

Vamos para os biscoitos de farinha de amêndoas:
Ingredientes
1/2 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
uma pitadinha de nada de adoçante
1 colher de chá de essência de baunilha ou de leite (usei a de leite)
1 xícara de chá de farinha de amêndoas

Misture tudo com as mãos até obter uma massa lisa. A farinha de amêndoas é levemente gordurosa, o que faz com que vc tenha que usar muito pouca manteiga e NÃO precise usar creme de leite. Outra coisa é que você precisa tomar muito cuidado com a quantidade de adoçante. Se errar a mão vai ficar muito doce. Por isso, coloque com moderação (muita moderação mesmo, é sério!!!!). Este é o resultado dos biscoitinhos de amêndoas após passar pelo molde de silicone:
Após passar pelo forno ficam assim:
Bem, agora vamos a minha conclusão sobre os biscoitos:

1) Ficam crocantes?
Sim!! Tanto um quanto o outro ficam bastante crocantes, não vi diferença entre os dois neste quesito.

2) Ficam saborosos?
Depende!! O de farinha de amêndoas fica mais suave no sabor, porém não achei muito gostoso (predomina o sabor das amêndoas). Já o de PIS fica com um sabor um pouco mais acentuado mas achei mais gostoso e mais comível.

3) Quanto a textura?
O de PIS fica com a textura bem parecida com os biscoitos de farinha de trigo, porém fica bastante ressecado, tem que comer com acompanhamento de alguma bebida hahahhaha. O de amêndoas fica bem molhadinho, não ressecou, porém não fica parecido com a textura da farinha de trigo. 

4) Repetiria a receita?
Sim! Mas com algumas modificações: o de PIS eu colocaria um gengibre ralado ou outra coisa que deixasse um pouco menos ressecado. O de farinha de amêndoas eu acrescentaria uns pedacinhos de nozes ou avelã para dar uma diferenciada no sabor. Mas eu particularmente gostei mais do de PIS. 
Deixem as dúvidas que responderei, bjs!!!


Share on Google Plus

Sobre Nadja Soresine

Médica, 36 anos, carioca da gema, praticante da dieta Atkins, desejo ajudar o iniciante e desvendar os "mistérios" da dieta.
    DEIXE SEU COMENTÁRIO

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Aldo,é a proteína isolada da soja, não é a texturizada não!Eu compro no site Cia do Natural ou no Estação dos Grãos

      Excluir
    2. Aldo,é a proteína isolada da soja, não é a texturizada não!Eu compro no site Cia do Natural ou no Estação dos Grãos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por quanto tempo e em qual temperatura se deve assar?

    ResponderExcluir